Bullet BG-Entrevista em breve!

Bullet BG (Nikolay Nikolov), naturalidade Búlgara, mas a trabalhar em Portugal é um dos melhores tatuadores do nosso país. O seu trabalho distingue-se pelo pormenor/realismo que atribui a cada uma das suas obras.
A Entrevista em breve na ArtStart!




Vídeo com parte do seu portefólio para vos despertar o interesse:



Entrevista com Joana Dias aka "Shinobinaku"



Joana Dias é uma artista digital de nacionalidade Portuguesa, reside em Lisboa, e desde cedo o seu interesse por artes começou a destacar-se. Hoje trabalha como freelancer na área criativa digital.


É autora de uma vasta colecção de obras originais que nos conduzem entre uma beleza sombria de imagens e nos cativam tanto pela alma nela impostas como pela sua ausência.
Estivemos à conversa para saber mais:

Olá Joana, antes de mais quero agradecer-te por teres aceite o convite para esta entrevista, e porque da melhor forma, começamos em grande! Uma artista de nacionalidade Portuguesa com imenso potencial e com muito para nos mostrar.





ArtStart-Joana, esta pergunta acaba por ser um tanto ou quanto inevitável, e talvez já estivesses à espera, porquê "Shinobinaku"?


Joana-Shinobinaku é um nome que já me acompanha há alguns anos, é uma expressão japonesa que significa “derramar lágrimas em silêncio”, embora possa parecer ter um significado negativo, para mim não é assim J
Sempre fui uma pessoa reservada e tímida, mantenho sempre tudo guardado para mim (em silêncio), a arte que faço é o meu escape emocional e imaginativo, é a quebra do silêncio. Embora actualmente acho que a palavra “shinobinaku” já evoluíu para outros significados, já é uma identidade ou um alter-ego. 

ArtStart-As tuas imagens são todas elas cativantes e acabam por nos transportar para um ambiente belo e sombrio/soturno diria que existe
uma mutualidade entre o perigo e a tentação. Fala-nos um pouco do teu conceito criativo.

Joana-Gosto bastante da ideia de dualidade e de que os opostos se complementam, eu própria, sou feita de opostos e por isso o meu trabalho acaba sempre, mesmo que inconscientemente, transpor um pouco esse conceito. O meu mundo imaginário é repleto de uma inocência bizarra, ou de uma beleza monstruosa. Procuro mostrar que o feio pode ser belo (ou vice-versa).

ArtStart-Sempre estives-te de certo modo ligada às artes?


Joana-Sim, sempre. Desde que me lembro que sempre desenhei, experimentei com todos os materiais de pintura “tradicionais” até chegar à arte digital, em ambas as áreas fui auto-didacta. O meu percurso escolar e académico foi bem longe das artes visuais, por isso decidi aprender sozinha e consegui J

ArtStart-Uma das tuas criações que mais nos saltou à vista foi a "Lestat de Lioncourt", és uma fã de Anne Rice?

Joana-Sou fã de arte em geral, literatura incluida. Muitos dos meus trabalhos são inspirados pela mesma (literatura). Lestat de Lioncourt é das peças mais óbvias dessa inpiração por ser o retrato de uma personagem bem conhecida. A Anne Rice é uma escritora fantástica de um género literário que infelizmente entrou em declínio e no cliché depois da recente moda vampiresca. 



ArtStart-Em média quanto tempo  levas a criar cada uma das tuas obras?


Joana-O tempo é muito incerto e depende do tipo do trabalho, mas diría que no mínimo dos mínimos será entre 4/5 horas. Claro que alguns trabalhos podem demorar dias até serem completos.

ArtStart-Antes de passares ao processo criativo fazes um rascunho prévio da tua ideia original?


Joana-Se for um trabalho comercial, um rascunho prévio é quase obrigatório, pois preciso de fazer um brain-storming primeiro e escrevinhar num papel tudo o que me vem à cabeça. Em trabalhos pessoais as ideias fluiem mais naturalmente e não preciso desse esboço.

ArtStart-Qual a parte mais difícil? Cenários ou cabelo?


Joana-Cenários, definitivamente. Os cabelos apesar de serem detalhados e consumir bastante tempo acho-os das coisas mais divertidas de pintar e rapidamente sei o que fazer com eles. Cenários requerem muito mais tempo para reflectir o que quero e como quero.

ArtStart-Como artista digital quais as tuas inspirações? Em que te baseias para criar?


Joana-Como referi na resposta acima, inspiro-me noutras artes: literatura, música, cinema e claro noutra arte digital também. O importante é retirar tudo o que me cativa em cada uma dessas artes e fazê-las passar pelo meu mundo imaginário até que se tornem algo “meu”.

ArtStart-Joana, quais as ferramentas/materiais que usas na execução das tuas obras?

Joana-Uso Photoshop principalmente, e uma tablet (mesa digitalizadora) para desenhar.


ArtStart-No ato da criação, música sim? Música não?


Joana-Geralmente sim, mas se for um trabalho que necessite extra-atenção/detalhe por vezes o melhor é mesmo o silêncio absoluto.

ArtStart-Neste momento trabalhas como freelancer? Fala-nos um pouco dessa experiência.

Joana-Sim, trabalho como freelancer e pela primeira vez estou a estudar na área das artes, mais especificamente em design gráfico. Trabalhar como freelancer é bastante agridoce, é bom poder trabalhar a partir de casa, mas os clientes são sempre incertos, sendo que a maioria acha que os artistas trabalham de borla (ou quase).

ArtStart-Sushi?


Joana-Sim, por favor :D

ArtStart-Ambicionas viver da arte-digital? Perspectivas para o futuro?


Joana-Claro, um dia talvez J Entretanto projectos para um futuro próximo, incluem lançamento de uma linha de jóias destacando a minha arte digital, e mais para a frente o lançamento de uma novela gráfica.

ArtStart-Para quem está a começar os primeiros passos no mundo da criação digital, conselhos? Recomendações?

Joana-Paciência acima de tudo. Quando começamos temos muitas ideias mas pouca experiência para as pôr em prática. É frustrante ver que o nosso trabalho não é tão bom como gostaríamos, mas ninguém começa por fazer coisas estupendas, mas com prática e paciência tudo se alcança J


Obrigado Joana pela tua colaboração.

Obras de Joana Dias aka "Shinobibaku"


Anima Vorax


If I Was Your Vampire


bella muerte


crimson blossom


five lives left


les fleurs du mal


lestat de lioncourt


mother


sunset


the most frail n precious


Podes ainda acompanhar o trabalho de Joana Dias em: http://shinobinaku.deviantart.com/ e http://shinobinaku.com/

ArtStart

Os Retratos de Valentina Kallias


Valentina Kallias é uma fotógrafa/artista digital 3D, e ilustradora. Reside actualmente na Suiça.



Neste artigo vamos dar uma espreitadela na sua vasta experiência em concepção de fotografias na categoria "retrato".
Quando exploramos esta categoria fotográfica (retrato) temos que ter em atenção aspectos que considero serem extremamente importantes.
Em tudo o que é arte, e se pensarmos na arte conceptual, ainda mais se acentua a ideia e a questão do "motivo fotográfico"
Tudo o que é retrato tem um motivo, uma razão, ou um sentimento, e muito desse sentimento é transmitido por uma expressividade mutua entre o fotógrafo, e fotografado!
Daí poderemos concluir que se existir uma empatia entre os dois lados, poderemos nós também como receptores da obra, sentir parte do que os dois sentiram aquando a captura da imagem.
Um outro aspecto importante, e diria mesmo fundamental, é o olhar!
Um belo olhar é produzido não apenas pelos nossos olhos, mas também pelas nossas sobrancelhas!
São elas que se moldam mediante o "guião" de cada fotografia, se falarmos em colecções fotográficas, perceberemos a importância que está presente em cada olhar, em cada sentimento, pois são elas, sobrancelhas (juntas com o olhar) que fazem da colecção um obra única!
Conseguimos assim produzir olhares misteriosos e profundos.
Os lábios são também eles elementos do rosto a que deveremos ter atenção.
Muitas vezes os nossos lábios, condutores do nosso sorriso, levam-nos a pecar, pela captura de sentimos plásticos, ou simplesmente de insegurança!
Valentina Kallias, juntamente com os seus modelos (por vezes Self-Portraits) consegue a empatia necessária para a criação de um misto de olhares e lábios sensuais/misteriosos, que se fundem com elementos e adereços de cor e composição estonteante.
Muitas das suas obras podem ser encontradas em capas de livros (book covers), e capas de cd (cd covers).





As suas imagens descrevem irrepreensivelmente o seu profissionalismo:





















Podes ficar a saber mais sobre esta artista em: http://valentinakallias.deviantart.com
ArtStart

Kerembeyit-O Senhor dos Dragões



Dragões, na "era das trevas" seres mitológicos voadores notáveis, de grande porte e aspecto reptiliano, foram responsáveis por enriquecer em várias civilizações em todo o mundo uma vasta quantidade de lendas.
Aparecem geralmente como adversários de "guerreiros" e "heróis" que enfrentaram estes monstros cuspidores de fogo e destruidores de grandes terras!
Em todo o caso, a beleza destas criaturas é indiscutível.
E para nos provar isso um artista Turco "kerembeyit" e ilustrador profissional, mostra-nos a sua colecção de Dragões!

kerembeyit trabalha como ilustrador profissional desde 2005, e é extremamente comum vermos o seu trabalho a qualquer momento, e em todo o mundo!
Como qualquer artista tudo teve um inicio, e desde pequeno "Kerem" sempre teve um gosto especial por desenho, era um leitor insaciável no que se refere a comic-books e em 2004 após ter já passado por vários empregos ligados à área de "design gráfico" tentou os seus primeiros passos na ilustração.
E a explosão acabou mesmo por acontecer! 
Com o passar do tempo e com muita dedicação os seus "Skills" foram aumentando progressivamente até se tornar naquilo que é hoje.

"Kerembeyit" não se especializou apenas na arte de criar dragões, pois ele é extremamente versátil na concepção das suas obras, e citando as suas palavras "specializing on one thing is one of the biggest dangers an illustrator can be faced with!" (especializarmos-nos em uma coisa só é um dos maiores perigos que um ilustrador pode enfrentar!) 

 Mas hoje irei apenas focar este artigo na sua bela coleção de Dragões!

Photoshop, e uma mesa Cintiq (todos queremos ter uma) são as ferramentas fundamentais para a criação de cada trabalho seu.
As suas obras destacam-se em diversas áreas como a game ilustration cards, book covers, logótipos, e muito mais, o seu portefólio é vasto e quase nenhum dos seus trabalhos é "pessoal".
Isto faz-nos crer que estamos a falar de um ilustrador de sucesso, mas para comprovar isso as suas obras falam por si:



















Podes visitar o seu portefólio e ficar a saber mais sobre este artista em: http://kerembeyit.deviantart.com/

ArtStart recomenda "Kerembeyit" O Senhor dos Dragões!

Eugenio Recuenco...um verdadeiro "génio"



Provavelmente já todos conhecemos este comercial e esta marca, todos conseguimos perceber que a mesma (Nina Ricci) tem imensa notoriedade no mercado e que em épocas festivas, como o Natal, esta e outras campanhas, com um potencial publico alvo idêntico, acabam por nos entrar pela casa adentro.




Por vezes olhamos para um comercial e pensamos apenas na marca que nele se destaca, esperamos até pelo final para saber quem está a promover o que, mas acabamos por nos esquecer que por trás de cada anúncio existe uma enorme produção, que faz a diferença entre a magia da compra, e a falta de interesse.

Refiro-me a este anúncio, que pela sua beleza nos cativa em poucos segundos.
Os tons neutros que nele impostos fazem destacar o "purpura/rosa" que foi adoptada com o intuito de ser uma cor forte, e que nos prende a um conceito "luxuoso".
A verdade é que todo este efeito é conseguido através da criatividade de "uma" pessoa.

Eugenio Recuenco, um dos melhores videógrafos/fotógrafos de moda do mundo!



Eugenio Recuenco é um videógrafo/fotógrafo profissional espanhol, reconhecido como um verdadeiro exemplo de originalidade.
O seu trabalho destaca-se pela audácia cinematográfica que é transmitida em cada imagem que captura.
É irrepreensível a forma como o seu trabalho nos faz sonhar ao deleitarmos a nossa mente em cada conceito arrojado que Eugenio Recuenco nos oferece.
Possui um estilo muito próprio, uma verdadeira "beleza dramática", e ao entrarmos no seu mundo sentimos que entrámos numa aventura sem fim...



A composição de cada cenário é extremamente minuciosa, o mais pequeno detalhe pode fazer a diferença, a luz é controlada de forma exemplar para criar as mais incríveis texturas!
Na fotografia Eugenio é...um verdadeiro "génio".
As suas imagens são transcendentes, em cada obra estática, acaba por existir sempre um forte movimento e peso visual, pois o conceito cinematográfico continua presente em cada trabalho seu!














Não é por acaso que Recuenco é requisitado pelos maiores nomes das marcas de alta-costura.
O seu currículo no mundo da moda faz-nos sentir inveja ao vermos que já fotografou para Chanel, Boucheron, Diesel, Louis Vuitton, Carolina Herrera, entre outras.
Trabalha com exclusividade para a Vogue España e apresenta trabalhos em diversos editoriais como Madame Fígaro Naty Abascal.









Pelo seu estilo arrojado Eugenio Recuenco foi congratulado com prémios importantíssimos, no qual se destaca o Prémio ABC pela sua obra “Concepcion, Parto, Juego y Educación”.

Por todos estes motivos a ArtStart recomenda, Eugenio Recuenco!