1) Enquadramento
Tenta fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Deslocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.
Divide mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas. As intersecções das linhas são os pontos mais interessenantes da tua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.
2) Flash desnecessário
Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura.
Lembra-te que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado numa foto onde o foco é um objeto a 30 metros.
Um bom exemplo de mau uso do flash são concertos. Ou seja não é necessário luz extra nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para a tua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está à tua frente, fazendo desaparecer o resto.
3) Flash necessário
Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Numa foto em contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.
Quando fores tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, vais notar que o sol vai ficar brilhante e apenas a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.
4) Cuidado com o fundo
Tem muito cuidado ao selecionar o local onde vais tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.
Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco principal
5) Olha nos olhos
Tira fotos à mesma altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fica de joelhos, senta-te, atira-te para o chão. Faz o necessário para ficar ao nível dela.
6) Aproveita a luz
Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puderes, aproveita-a. Posiciona-te de forma a deixar a fonte de luz à tuas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante a diferença que pode fazer um simples passo para o lado.
A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados.
É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz do mesmo, além de forte, tem uma cor diferente da do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparentes.
7) Cor
A maioria das câmeras digitais vêm com controlo de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade.
A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.
Experimenta bastante o controle de cor até acertares no que mais se adequa ao que pretendes.
8 Experimenta
Não há melhor dica do que esta: experimenta. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Lê o manual da tua câmera, para saberes tudo o que ela é capaz, e tenta todas as configurações possíveis.
A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e tua câmera.
Sem comentários:
Enviar um comentário