Joel-Peter Witkin


Joel-Peter Witkin  - Fotografia


Nascido em 1939 em New York, EUA, Joel-Peter Witkin ficou conhecido por seu trabalho fotográfico marcante, misturando corpos defeituosos com símbolos sado-masoquistas, pedaços de cadáveres com ícones religiosos, tudo completado por um acabamento artesanal que transforma cada foto em peça única. Witkin começou a fotografar aos dezessete anos, quando resolveu fazer o retrato de um rabino que afirmava ter visto e conversado com Deus. Com pai judeu ortodoxo e mãe católica, a temática religiosa sempre esteve presente para Witkin. Depois do rabino visionário, foi fotografar um hermafrodita num circo de horrores de Coney Island. A fascinação foi tanta que ali ocorreu também sua primeira experiência sexual, que, evidentemente, deixaria marcas na sua obra. As referências aos clássicos da pintura estão sempre presentes nas fotos de Witkin. Ele estudou a fundo a arte religiosa, com ênfase em Giotto, e também simbolistas como Gustav Klimt e Alfred Kubin. Quando chegou a época de se alistar no exército, Witkin recebeu a missão de documentar fotograficamente as mortes acidentais ocorridas em treinamentos militares. "Cheguei a endurecer-me de tal forma em relação á morte que me alistei como fotógrafo no Vietnam. Depois de receber treinamento especial, enquanto esperava ser chamado para o front, tentei suicidar-me." Afastado do exército, voltou à fotografia artística, formando-se Master of Arts pela Universidade do Novo México em 1976. Quando fez sua primeira exposição individual em 1980, em New York, transformou-se imediatamente em foco de atenção. Por um lado, recebeu elogios extremados pela profundidade temática de sua obra, calcada nos temas da dor e da morte e escorada por referências clássicas. Por outro, foi atacado como sensacionalista, despudorado, blasfemo e outros adjetivos menos respeitáveis. O trabalho de Witkin é detalhista. Cada foto começa como um esboço rabiscado no papel, passa por uma difícil etapa de produção, quando os modelos e os objetos de cena são procurados, entra por uma meticulosa sessão no estúdio, e passa muitas horas no laboratório de pós-produção, com manipulação direta sobre o negativo, propositadamente maltratado com agentes químicos e 
ação física.


Ninguém fica indiferente ao trabalho de Witkin, ou se ama, ou se odeia






Mexican Pin Up, 1975


Indulgences Man with no Legs, 1976


Los Angeles Death, 1976


From Anonymous Atrocities, 1977


The Emperor of Japan, 1978


Mother and Child, New Mexico, 1979


Woman Breast Feeding an Ael, 1979


Carrotcake I, 1980


Arms Broken by Windows, 1980


Cadaver with Necklace, 1980


Mandan, 1981


The Prince Imperial, 1981


Le Baisier, 1982


Woman with Severed Head, 1982


Manuel Osorio, 1982


The Bird of Quevada, 1982


The Bra of Joan Miró, New Mexico, 1982


Sanitarium, 1983


The Result of War, The Cornucopian Dog, 1984


Poet From a Collection of Relics and Ornaments, 1986


Portrait of a Dwarf, Los Angeles, 1987


Las Meniñas, New Mexico, 1987


Amour, New Mexico, 1987


The Graces, New Mexico, 1988


Apollonia and Dominetrix Creating Pain in the Art of the West, NYC, 1988


Blind Woman with Her Blind Son, Nogales, 1989


Daphne and Apollo, Los Angeles, 1990


Studio of the Painter (Courbet), Paris, 1990


Woman Once a Bird, Los Angeles, 1990


Cupid and Centaur, 1992

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