Para aqueles que pouco sabem sobre este senhor fica uma curiosidade:
Francisco José de Goya y Lucientes foi um pintor espanhol. Conhecido como "Goya, o Turbulento" e considerado às vezes como "o Shakespeare do pincel , as suas produções artísticas incluem uma ampla variedade representativa de retratos, paisagens, cenas mitológicas, tragédia,comédia, sátira, farsa, homens, deuses e demônios, feiticeiros, e um pouco do obsceno...
-Pintar uma mulher nua era algo raro na Espanha da Inquisição. Mas Goya não se intimidou. Pintou La maja despida e o escondeu fazendo também um segundo quadro. La maja vestida, que era pendurado sobre o primeiro. Os dois quadros estão hoje no Museu do Prado, em Madrid. Acredita-se que a modelo do quadro teria sido Pilar Teresa Cayetana, a duquesa de Alba, amante do pintor, pois os quadros pertenciam à sua coleção.
· A fama de Goya como um pintor rápido nasceu justamente desse caso envolvendo a duquesa de Alba. Seu marido teria sido informado de que Goya pintava o retrato dela sem roupa e anunciou que iria ao estúdio de Goya defender a sua honra. Ao chegar lá, no dia seguinte, encontrou o retrato da mulher toda vestida. Goya teria pintado o segundo quadro da noite para o dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário